Como Limpar Bota e Sapato Masculino? 3 Dicas para Fazer Seus Calçados Durarem Mais!

E aí, pessoal. Tudo bem? Saber como limpar bota e sapato pode fazê-los durar muito mais, não é mesmo? Ter uma rotina de cuidados com seus calçados e manter todos sempre em perfeito estado fará com que você possa utilizá-los por muitos anos!

Neste artigo, daremos algumas dicas para você fazer essa limpeza e garantir a durabilidade de seus sapatos. Confira e coloque em prática!

Evite água no couro

Você gosta de utilizar sapatos e botas de couro? Se quer que eles durem por mais tempo, o ideal é não usar água para limpeza. Isso porque o couro absorve a água, e o material pode ficar úmido por dentro e nunca secar, gerando fungos, mofo e outros problemas.

Se precisar higienizar dependendo do tipo de sujeira, você pode umedecer levemente uma flanela e passar pelo sapato, mas sempre evitando o excesso!

Se você não sabia como limpar bota ou sapato de couro e acabou usando muita água, o melhor é tentar colocar papel toalha para absorver o excesso de líquido nas fibras do material.

Como limpar bota de diferentes materiais

O material do qual é feito a sua bota ou seu sapato é que irá determinar a maneira certa de fazer a limpeza dele. Veja:

1. Limpar bota de couro

No caso do couro, o ideal é aplicar produtos impermeabilizantes e hidratantes, que evitam a absorção de água e outros líquidos. Engraxar também é importante para evitar o ressecamento — sempre com uma flanela macia e em movimentos circulares.

2. Limpar bota de couro sintético

No caso de couros sintéticos, é possível limpar com detergente neutro. Coloque um pouco em uma esponja úmida, esfregue com a parte macia e retire com um pano úmido.

3. Camurça ou nobuck

Antes de entender como limpar bota e sapato de camurça, é importante contar com uma escova própria, encontrada em sapatarias. Esse item é importante para fazer limpezas mais superficiais.

No caso de manchas na camurça, você pode usar alguns itens caseiros, como hidratante ou condicionador de cabelo.

Faça uma solução de duas ou três partes de água para uma de condicionador, umedeça uma flanela com o produto e passe levemente sobre o sapato. Além de limpar, o condicionador ainda tem potencial para manter a textura aveludada do material.

O mesmo pode ser feito com vinagre branco e água, mas nesse caso não haverá melhoras na textura, somente a limpeza. O processo é o mesmo que aquele feito com o condicionador.

Gostou das dicas? Confira mais informações sobre o assunto aqui no blog da Freeway!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0