Trancoso (BA): o encontro de todas as sensações

Trancoso (BA): o encontro de todas as sensações

dezembro 22 2017

Trancoso: Da Vila hippie que floresceu na década de 1970 ainda restam vestígios e costumes, mas a transformação de Trancoso nestes quase 50 anos em um destino concorrido, cultuado e instigante fala por si só.

Ali, no lugar exato onde começou a história do Brasil, pertinho de Porto Seguro, convivem os diferentes, há lugar para todos os prazeres, da simplicidade à sofisticação, do sereno descanso ao agito necessário. E com um cenário natural – isto sim – de luxo.

É verdade que daquela Trancoso que foi berço do descobrimento e mesmo da humilde aldeia de pescadores do período em que se tornou oficialmente uma vila, no século 18, resta pouquíssimo.

Seria injusto, por outro lado, reduzir este distrito de Porto Seguro à imagem de local-ostentação, somo porque é possível encontrar em suas praias ou nos restaurantes fashion no entorno do Quadrado – a praça central das amendoeiras, que sintetiza o espírito do lugar – tanto futebolistas famosos quanto personagens como os mais variados globais.

Uma palavra para definir Trancoso: INSPIRAÇÃO

Famosos em Trancoso: imagem Google

Fica claro que uma preciosidade como Trancoso, nos tempos que correm, não poderia deixar de atrair os célebres, com tudo o que lhes apetece: hotéis suntuosos, restaurantes para poucos, espaços ou serviços exclusivos e o que mais represente sofisticação, conforto e, evidente, preços lá em cima.

Com um pouco de persistência, porém, é possível encontrar locais mais acessíveis, recantos com comida típica local, pousadas e casas para alugar mais rústicas, passeios sem grandes gastos.

As longas caminhadas e conversas diante de uma natureza exuberante, com um copinho de cerveja e, principalmente, tempo para ser feliz, seja sob o sol sempre presente, seja contemplando o impressionante céu estrelado do povoado.

De qualquer forma, engana-se quem imagina que Trancoso é apenas um conjunto de paisagens para se admirar, um presente da natureza, muitas vezes caro e seletivo. Trancoso vai muito além – é um lugar para se sentir, é o encontro de todas as sensações.

Tags:, , , ,