Superstições e rituais na passagem de Ano Novo

Superstições e rituais na passagem de Ano Novo

dezembro 27 2018

Passagem de ano está para recomeço. É tempo de deixar pra trás as coisas ruins que aconteceram e acreditar que o próximo ano pode ser melhor. As promessas são infinitas: começar um regime, retomar os estudos, ler um pouco mais, assistir menos Televisão, deixar de fumar, etc.

Mas passagem de ano também significa alguns rituais. Quem nunca ouviu de uma avó ou tia as dicas para atrair sorte para o ano novo? Algumas crenças resultam de contos e outras tantas estão relacionadas a área religiosa.

Em entrevista para o Estadão, a psicóloga Marisa de Abreu disse que as pessoas acreditam em superstições porque gostam de certezas. “Não vamos negar: é reconfortante pensar que X causa Y. Se quisermos um ano de paz, é só usar roupa branca no Ano Novo. Se quisermos arrumar um namorado, é só colocar a imagem de Santo Antônio debaixo do travesseiro. Mas, além de certezas gostamos de coisas simples e fáceis. Claro que sabemos que, se quisermos um ano de prosperidade, podemos fazer cursos, ousar novos projetos, investir e trabalhar duro, porém, tudo isso dá muito trabalho, portanto nada melhor do que um talismã para ter a sensação de que teremos tudo isso”, explica.

De acordo com a psicóloga Marisa, o equilíbrio é muito importante. “Acreditar em superstições é saudável enquanto oferece esperança, mas passa ao patológico, quando a vida é consumida pela busca de soluções e saídas supersticiosas. Já atendi muitos casos de pessoas, com quadros clínicos graves, que passaram anos tentando soluções, com técnicas que não passavam de simpatias” conta.

A Freeway, sapatos masculinos de Franca-SP, sugeriu aos nossos amigos do Twitter e do Facebook que enviassem via e-mail alguns dos rituais praticados durante a passagem de ano. Confira!

Apesar de usar uma ou outra peça branca, o Márcio Castro disse que não tem nenhuma superstição. “Já usei até preto na passagem de ano”.

Via Facebook, a Maysa Mitidieri disse que “adora comer lentilhas com os pés fora do chão”.

Marina Beatriz diz que usa uma peça intima da cor que tenha a ver com o que deseja para o próximo ano. “Desta vez vou optar pela cor verde, que entre vários significados tem o da renovação da vida e dos ciclos”.

Já o publicitário Marcelo Frias disse que passará o ano orando. “Passo o ano na igreja, cantando e orando. É a melhor coisa a fazer. Agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano e colocar todas as suas expectativas do ano vindouro nas mãos de Deus”. Essa mesma ideia é compartilhada pela analista de sistemas Ana Cândida”. Além de buscar me aproximar um pouco mais de Deus, procuro traçar metas que dependem exclusivamente da minha atitude, como fazer um novo curso, ler “X” livros durante o ano, economizar para trocar o carro. Com muita determinação e fé em Deus consigo realizar meus projetos”.

Dicas de looks masculinos e femininos para Réveillon

Está buscando inspirações de looks para a virada do ano? Preparamos alguns bons exemplos para aqueles que curtem o branco total ou para quem deseja sair dos padrões mas ficar bem na selfie. Esperamos que vocês tenha gostado.

Dicas de looks para homens para virada do ano na praia

Você vai passar a virada do ano na praia, mas não quer ficar de camiseta ou sunga? Tudo bem, quer manter o estilo mesmo na areia da praia ou no calçadão? Aí estão as nossas sugestões. Bermuda de alfaiataria com camisa manga longa de tecido bem fresco e dobrada. Nos pés sandálias, chinelos ou mocassins em couro e cheios de estilo.

Dicas de looks para homens para uma virada de ano casual

Agora, se você vai passar o Réveillon num ambiente fechado e quer um visual mais casual sem perder o estilo, então as nossas sugestões é de sempre ter uma peça em branco (simbolo da paz) e tons terrosos ou pastéis. Use camisetas de boa qualidade, camisas de manga comprida bem fresquinha ou camisas nos moldes das que estão na imagem.

Nos pés sapatênis em couro, que são simbolo da casualidade, do conforto e do estilo moderno.

Dicas de looks femininos para o Réveillon

E para vocês, meninas, pensamos em algo casual (e chique), para acompanhar o gato ou mesmo para dar aquele ar descolado e jovial, atraindo boas energias para o ano que começa.

Se você deseja um novo amor (ou está amando), que tal esse vermelho paixão? É mais clássica, escolha um tom rosé. Prefere o tradicional? A terceira opção é para você.

Para quem quer conforto nada melhor do que as sapatilhas. Já quem tem atitude certamente vai preferir uma bota. Mas se você gosta mesmo do casual invista em um tênis. Você encontra tudo aqui.

Tags:, , , , , ,