Quadrado de Trancoso, na Bahia - IMPRESCINDÍVEL

Quadrado de Trancoso, na Bahia – IMPRESCINDÍVEL

fevereiro 2 2018

Quadrado de Trancoso é o marco zero de Trancoso, uma síntese de seu DNA. Na praça arborizada e singela, dominada pela igreja de São João Batista dos Índios, é onde a vila começa. Por suas passagens e pequenos rincões, por entre as casas coloridas, a vida pulsa em todas as épocas do ano e mais ainda nas temporadas quentes.

No Quadrado, nada tem hora para terminar. Bares, restaurantes, lojas e pousadas ocupam espaços tombados pelo patrimônio histórico, numa simbiose perfeita entre memória e descontração. O entardecer ali é especialíssimo, principalmente visto do mirante, atrás da igreja.

Cores e sabores do Quadrado de Trancoso, na Bahia

Cada portinha colorida do Quadrado pode reservar uma boa surpresa – um bar aconchegante, uma loja de artesanato, um restaurante com a cara do lugar, um sorvete de frutas locais. É bom estar atento aos preços para evitar desgostos, mas, como o tempo é sábio companheiro, uma boa pesquisa resolve o problema enquanto a praça está sendo explorada lentamente. Sem pressa, essa é a lei. Outra dica importante: conversar com os moradores da vila. São eles, na verdade, que apresentarão as maravilhas que os visitantes estão buscando.

Teatro L’Occitane

Fica a pouco mais de 15 minutos de carro do Quadrado. Imponente obra arquitetônica com dois palcos (coberto e ao ar livre), sendo que cada local abriga mais de mil pessoas. Recebe eventos diversos, shows de MPB, espetáculos, festivais e congressos. Possui oito salas com tratamento acústico e térmico.

Quadrado de Trancoso: Igreja de São João Batista

É uma das belezas do Quadrado, simples, charmosa e cheia de simbolismo com seu perfil colonial. Foi construída na primeira metade do século 17 e merece uma visita.

Foi um posto avançado do trabalho de evangelização promovida pelos jesuítas nos primeiros tempos e se tornou um ponto obrigatório de peregrinação dos fiéis da região. Depois, claro, também dos turistas. É mais conhecida como Igrejinha do Quadrado.

Vida noturna no Quadrado de Trancoso

Estar no Quadrado a partir do entardecer é, por si só, um prazer imenso, e claro, sem hora para terminar. Mas a vila também oferece locais mais badalados para dançar e agitar, inclusive para quem aprecia um bom forró. Geralmente são locais que funcionam na alta temporada, a partir do fim da primavera. Os hotéis sofisticados, mais afastados, também possuem redutos para uma noite mais fervida.

As histórias de Trancoso

Para quem gosta de interagir com os habitantes da vila, nada melhor do que ouvir suas histórias. Mesmo os mais jovens que moram no Quadrado sabem como tudo começou, como as famílias se instalaram no lugar, de que forma a chegada dos turistas foi transformando tudo ao longo das últimas décadas. Em cada uma das casas coloridas, há uma boa história para se contar.

Tags:, ,