Menos é demais: nova temporada sobre consumo consciente e sustentabilidade

Menos é demais: nova temporada sobre consumo consciente e sustentabilidade

janeiro 7 2019

MENOS É DEMAIS: e aí pessoal, tudo bem? A gente começa o ano com essa dica super legal vindo do canal Discovery Home & Health, que terá nova temporada de “Menos é Demais”, programa que trabalha a temática consumo consciente e sustentabilidade na moda.

Chiara Gadaleta, ex-modelo e porta-voz da moda sustentável no Brasil, será a apresentadora do programa que ao lado de experts sugerem soluções práticas para um problema comum a todos os participantes: aqueles objetos que supostamente deveriam facilitar a vida são, na verdade, um grande problema.

Chiara Gadaleta e convidados auxiliam também os participantes a enxugarem guarda-roupas e a adotarem posturas comedidas nas compras.

A nova temporada de Menos é Demais estreia dia 8 de janeiro, às 20h30.

Sobre a nova temporada de MENOS É DEMAIS, no Discovery

A nossa relação com as compras diz muito sobre nós: cedemos espaço e energia para acúmulo e gastos desnecessários? Avaliamos nossas necessidades antes de comprar? Entendemos o impacto ambiental de cada item que tiramos da prateleira?

Os novos episódios de MENOS É DEMAIS são uma coprodução entre o canal e a FJ Productions. Serão 13 episódios na safra inédita. Cada um deles tem meia-hora de duração e vai à casa de uma família – entre prateleiras abarrotadas, objetos espalhados pelo chão e armários sobrecarregados, atender à denúncia de um amigo ou parente que não aguenta mais conviver com quem desenvolve um vínculo excessivo com o consumo.

À frente da transformação está Chiara Gadaleta, ex-modelo e porta-voz da moda sustentável no Brasil. Com o auxílio de especialistas convidados, ela cria e coloca em prática soluções para que os participantes possam controlar os gastos com moda.

Primeiro, as roupas, acessórios, sapatos, eletrodomésticos e bugigangas – muitos deles sem uso – serão contados e expostos de forma que fique clara a dimensão do consumo. Os excessos são dispostos em um mesmo ambiente, momento em que as pessoas são confrontadas com sua própria capacidade de gastar dinheiro com inutilidades que ficam por anos escondidas em armários. Depois, começa missão que vai transformar a vida dos participantes: no lugar do apego, a renovação.

Os próprios participantes separam os itens que manterão, com limites estabelecidos por Chiara. Por fim, ela e os especialistas convidados ajudam a organizar os espaços antes tomados por bagunças. Surgem novas utilidades e consciência em relação à função do consumo.

Episódios de estreia da nova temporada de “ Menos é demais”

Crédito das Fotos: Caue Moreno/Discovery

O episódio de estreia da nova temporada apresenta Fernanda, funcionária do setor financeiro de uma empresa, que simplesmente não consegue controlar os gastos pessoais com roupas, sapatos e acessórios. Ela já acumulou sessenta calças jeans, incontáveis pares de sapato e acessórios que ficam amontoados no quarto – o guarda-roupa é abarrotado, um grande volume de coisas sobrepostas e amassadas.

Fernanda conhecerá Juliene Darin, dona de um espaço de moda consciente onde há brechó e reaproveitamento de peças, o chamado upcycling. Com ela, Fernanda descobrirá o imenso impacto ambiental para a produção de uma calça jeans e vai customizar duas das que voltarão ao seu armário – quando ela voltar para casa, perceberá que o quarto foi organizado por Antoniele Fagundes.

O segundo episódio é protagonizado por Carol, uma apaixonada por sapatos. São tantos pares que não cabem mais no quarto e já invadiram a varanda do apartamento onde ela mora com o marido, Fabiano, e a filha do casal, Julia, que ainda é uma bebê. O que era para ser um espaço de recepção de amigos se transformou em uma extensão bagunçada do armário. E a coleção de sapatos não para de crescer: Carol já comprou mais de 150 pares para a pequena Julia!

Separar os sapatos e se desfazer deles inicia um processo difícil para Carol – ela é muito apegada às memórias que esses objetos evocam. Com a ajuda da especialista em design sustentável Erika Karpuk, Chiara vai decorar a varanda para que ela sirva ao objetivo inicial. Carol, por sua vez, vai descobrir que a emoção do consumo pode ser obtida de outras formas.

Quem é Chiara Gadaleta?

Biografia de Chiara Gadaleta: apresentadora e consultora de sustentabilidade na indústria da moda. Construiu uma trajetória de sucesso como modelo e desfilou nas principais passarelas do mundo. Depois, se formou em estilismo no famoso Studio Berçot, em Paris. De volta ao Brasil, se especializou em styling e imagem de moda.

Assinou editoriais nas principais revistas do mercado e ganhou destaque como consultora de estilo para marcas de peso.

Em 2008, criou o Movimento EcoEra, cujo desafio é integrar o mercado de moda, beleza e design às questões sociais e ambientais por meio de um conjunto de atividades, práticas e ações que aproximem toda a cadeia produtiva de moda à sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural.

Esse esforço ajudou esses mercados a quebrar paradigmas e a inaugurar um novo capítulo em sua história, onde toda a cadeia – indústria, marcas, estilistas, arquitetos e público final – se unem para criar uma indústria mais consciente, em que ética e estética possam andar lado a lado.

Tags:, , , ,