Cuidados Com os Pés: Dicas para Tirar o Chulé, Evitar Calos e Muito Mais!

Cuidados Com os Pés: Dicas para Tirar o Chulé, Evitar Calos e Muito Mais!

fevereiro 3 2020

E ai pessoal, tudo bem? Levar a sério os cuidados com os pés é essencial para se livrar de problemas comuns, que às vezes parecem não ter solução. Chulé e calos, por exemplo, são questões que, apesar de naturais, podem ser evitadas com as atitudes certas!

Neste artigo daremos algumas dicas para que você conviva mais tranquilamente com esses incômodos, solucionando-os de maneira simples em casa. Confira!

1. Cuidados com os pés — evitar o chulé

O chulé é um problema comum no cotidiano de muitas pessoas, e dependendo da situação, pode ser desagradável e até constrangedor. Por isso, alguns dos cuidados com os pés mais buscados são aqueles que podem auxiliar a evitar o mau odor nos pés.

Existem diversas formas de lidar com o chulé. Separamos algumas entre as mais eficazes:

  1. faça uma receita com leite de magnésia e óleo essencial de lavanda, alecrim ou melaleuca (30 gotas de óleo para uma embalagem de magnésia). Misture bem e passe em seus pés todos os dias antes de dormir. Os óleos essenciais reduzirão as bactérias que causam o mau odor ao longo dos dias;
  2. aplique talco antisséptico para os pés antes de calçar os sapatos e também na hora de dormir, principalmente se decidir calçar a peça sem meia;
  3. dê preferência para meias de algodão, que permitem mais liberdade para a transpiração dos pés.

Uma boa ideia para controlar o chulé é tentar manter o sapato com um odor mais agradável. Colocar saquinhos de chá, sal ou amido de milho dentro dos calçados pode ajudar!

2. Evitar calos e machucados

Se você não toma os devidos cuidados com os pés ou até mesmo erra na escolha dos calçados, os calos e bolhas provavelmente serão comuns em seu dia a dia. Veja abaixo algumas dicas para não sofrer com isso:

  1. utilize sapatos confortáveis e do tamanho correto;
  2. mantenha as unhas dos pés cortadas e lixadas, ou poderão ser pressionadas pelo sapato, forçando os dedos e formando calosidades;
  3. sempre que possível, evite usar calçados sem as meias. Caso precise, aposte nos mais macios.

Caso já tenha calos, aplicar um pouco de vinagre com cotonete pode ajudar, principalmente por acelerar o processo de cicatrização. No dia seguinte, para aumentar a eficácia, você pode esfoliar os seus pés com, por exemplo, pedra pomes.

Gostou das dicas de cuidados com os pés? Confira outros artigos como esse no blog da Freeway!